1) Qual a carga horária?
A carga horária é de 25 horas.
2) As aulas são ao vivo ou ficarão disponíveis para que cada aluno assista de acordo com a sua disponibilidade?
As aulas são gravadas e começarão a ser disponibilizadas aos alunos a partir do dia 1º de setembro de 2020 e ficarão disponíveis por 1 ano.
3) Qual será o horário do curso?
As aulas serão disponibilizadas de acordo com o cronograma e poderão ser assistidas no horário de preferência do aluno.
4) É recomendado assistir às aulas nas datas em que serão disponibilizadas? Por quê?
É recomendado assistir às aulas na sequência. A sequência de aulas foi calculada para permitir uma compreensão adequada dos temas, que se sucedem histórica e logicamente. Uma aula é requisito de compreensão da outra, na medida em que traz conceitos que serão necessários em seguida.
5) Haverá material para leitura disponível?
Será disponibilizada aos alunos a biografia completa para a realização do curso.
6) Será possível tirar dúvidas com os professores? Como?
Os alunos terão um canal direto para enviar mensagens sobre as aulas aos professores e coordenadores, por meio da plataforma em que serão realizadas as aulas.
7) Qual o preço total do curso e quais as formas de pagamento?
O valor do curso é de 299,50 reais e poderá ser pago via cartão de crédito, débito bancário, PayPal ou boleto. O parcelamento pode ser feito em até 5x sem juros via cartão de crédito.
8) Haverá certificado de conclusão?
Sim, um certificado será emitido aos alunos que assistirem a no mínimo 75% das aulas.
9) Onde serão disponibilizadas as aulas?
As aulas são disponibilizadas pela plataforma Hotmart.
Desgraça, sobrevivência e heroísmo
O administrador público é lançado, todos os dias, às tarefas mais essenciais, sob um sacrifício hercúleo. Muitas vezes sem meios, quase sempre sem norte e sem treinamento continuado, em meio a imensa responsabilidade.
Este curso se baseia na experiência de quem ocupou muitos cargos na administração pública, mas também no estado da arte do governo de entes públicos. Aproveita o conhecimento único sobre as entranhas dos órgãos de controle, de modo a aliá-lo à pesquisa e à doutrina de ponta em matéria de administração pública, para prover ensinamentos fundamentais à sobrevivência e ao sucesso.
O sucesso dos gestores públicos é equivalente ao bem comum, ao desenvolvimento do país e ao alcance dos objetivos de eficiência estatal.
Coordenador e Supervisor científico
Supervisor científico
Coordenador e Supervisor científico
Coordenador científico
Professor
Professor
Professor
Professor
Professora
Professor
Professor
Professor
Professor
Professora
Professora
Professora
Professora
Professor
Professor
Professora
Professor
Professora
Professor
Professor
1º passo
A chegada – 30 min
2º passo
Os primeiros dias: assumindo o controle – 30 min
3º passo
Transformando a organização: você foi escolhido para isso – 30 min
4º passo
Cuide do planejamento – 30 min
5º passo
Construa um time dos sonhos – 30 min
6º passo
Monitore a execução – 30 min
7º passo
Comunique-se – 30 min
8º passo
Lidando com o parlamento – 30 min
9º passo
Atenção especial aos controles– 30 min
10º passo
Chegou o momento de sair – 30 min
1ª aula bônus
Um retrato da administração executiva, legislativa e judiciária – 1h
2ª aula bônus
Assessoria: fidelidade, compromisso e liderança – 1h
3ª aula bônus
Coordenando poderes de Estado – 1h
4ª aula bônus
Tecnocracia e humanismo – 1h
5ª aula bônus
Educação continuada: planejamento, disciplina e oportunidade – 1h
6ª aula bônus
Inovando no Setor Público – 1h
7ª aula bônus
Governo Digital
8ª aula bônus
Transparência e controle Social – 1h
9ª aula bônus
Controle estatal e responsabilidade dos administradores públicos – 1h
10ª aula bônus
Um mapa de oportunidades no setor público. Como fazer a transição entre cargos e alvejar o seu objetivo? – 1h
11ª aula bônus
Reforma do Estado e da administração pública 1 – 1h
12ª aula bônus
Reforma do Estado e da administração pública 2 – 1h
13ª aula bônus
Reforma do Estado e da administração pública 3 – 1h
14ª aula bônus
Administração Pública e Diversidade 1
15ª aula bônus
Administração Pública e Diversidade 2
Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Master of Laws pela Universidade de Nova York.
Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo, quatro vezes pesquisador bolsista no Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht, autor de dezenas de livros e artigos e autor do best seller “O espetáculo da corrupção”. Presidente do IREE.
Valdir Simão é advogado e consultor em gestão pública e governança corporativa. Auditor-fiscal da Previdência Social e da Receita Federal do Brasil por 29 anos, ocupou vários cargos na administração pública, entre eles os de Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Ministro-Chefe da Controladoria Geral da União, Secretário da Fazenda, Presidente do INSS, Secretário-Adjunto da Receita Federal e Secretário-Executivo da Casa Civil da Presidência da República.
Doutorando em Estado de Direito e Governança Global pela Universidade de Salamanca e Master Universitário em Direção e Gestão de Sistemas de Seguridade Social pela Universidade de Alcalá, é palestrante e professor de pós-graduação.
Autor do livro “Manual de Sobrevivência do Administrador Público”(Trevisan, 2020)
Doutor e mestre em Direito Administrativo pela PUC-SP, onde lecionou de 2015 a 2018, atualmente é professor visitante na University of Manchester (Inglaterra), na Université Le Havre Normandie (França), na Universidad Panamericana (México), na Universidad de Comahue (Argentina) e acadêmico visitante no Institute of European and Comparative Law da Universidade de Oxford (Inglaterra).
Autor de dezenas de livros e artigos, publicados no Brasil e no exterior.
Aldo Rebelo foi Ministro de Estado nas pastas da Secretaria de Coordenação Política e Relações Institucionais (2004-2005), do Esporte (2011-2014), da Ciência, Tecnologia e Inovação (2015) e da Defesa (2015-2016). Foi secretário da Casa Civil do governo de São Paulo (2018). Jornalista, presidiu a Câmara dos Deputados, relatou o Novo Código Florestal e foi deputado federal por seis mandatos pelo estado de São Paulo. É autor dos livros: “CBF-Nike”, em coautoria com o deputado Sílvio Torres (2001), “Política de Defesa para o Século XXI” (2003), “Política Externa para o Século XXI” (2003), “Forças Armadas e Soberania Nacional”, uma reedição da coletânea com novos artigos de sua autoria sobre o papel das Forças Armadas (2003), “Reforma Tributária – Temas e Dilemas”, em coautoria com o professor Luís Antônio Paulino, da Universidade Estadual Paulista (Unesp-2008), Palmeiras X Corinthians 1945 – O Jogo Vermelho” (2009) e “Raposa Serra do Sol: o índio e a questão nacional”, coletânea de artigos (2010).
André Castro Carvalho é Bacharel (2007), Mestre (2010) e Doutor (2013) em Direito pela Universidade de São Paulo, tendo sua tese de doutorado recebido o Prêmio CAPES de Tese 2014. Realizou estudo de pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (2016) e na Faculdade de Direito da USP (2018). Professor Titular no Ibmec-SP, advogado, consultor, palestrante e membro de órgãos de governança corporativa em São Paulo. Suas áreas de conhecimento estão relacionadas com ética empresarial e governança corporativa, compliance anticorrupção e suborno (AB&C), compliance em Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento do Terrorismo (PLD/CFT), Lavagem de Dinheiro no Comércio Internacional (TBML), prevenção a fraudes, compliance em Sanctions, project finance e direito regulatório. É autor e coordenador de 7 livros, incluindo o “Direito da Infraestrutura: perspectiva pública”, “Manual de Project Finance”, e “Manual de Compliance”, e de diversos papers e capítulos de livros.
Benjamin Zymler é Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) desde 2001, onde ingressou no cargo de Ministro-Substituto em 1998, por meio de concurso público de provas e títulos. Ocupou o cargo de Presidente da Corte de Contas no biênio 2011/2012. Mestre em Direito e Estado pela Universidade de Brasília (UnB), com vasta experiência em Direito Administrativo e Direito Constitucional, é graduado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e em Direito pela UnB. Ministrou cursos e palestras em diversos institutos, tais como a Escola da Magistratura do Distrito Federal e Territórios, a Escola da Magistratura do Trabalho e a Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, além de ser professor em programas de pós-graduação de instituições brasileiras públicas e privadas. É autor das obras “Direito Administrativo e Controle”, “O Controle Externo das Concessões de Serviços Públicos e das Parcerias Público-Privadas”, “Direito Administrativo”, “Política & Direito: uma visão autopoiética”, “Processo Administrativo no Tribunal de Contas da União”, “Regime Diferenciado de Contratação – RDC”, “Lei Anticorrupção – Lei nº 12.846/2013 – Uma Visão do Controle Externo”, dentre outras.
Carlos Marun foi Ministro-Chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República (2017 a 2018) e é Conselheiro da Itaipu Binacional. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Direito pela FIC-UNAES, tem destacada atuação pública na área de habitação. Foi Presidente da Subcomissão de Habitação da Câmara Federal, Vice-Presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, membro do Conselho Nacional das Cidades e da Câmara Técnica de Habitação e Presidente do Conselho Estadual das Cidades de Mato Grosso do Sul. Foi eleito vereador em Campo Grande em 2005, Deputado Estadual de Mato Grosso do Sul em 2006 e em 2010, e Deputado Federal por Mato Grosso do Sul em 2014. Foi Secretário de Habitação e das Cidades de Mato Grosso do Sul de 2007 a abril de 2014. Ganhador do Selo de Mérito ABC por diversos programas sociais. Quando Secretário de Estado, inaugurou o primeiro conjunto habitacional pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em todo país.
Elaine Gontijo é Doutoranda em Ciência Política pela Universidade de Brasília, Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais e Bacharel em Ciência Política pela Universidade de Brasília. Atualmente, ocupa a posição de Chefe de Gabinete no Senado Federal, tendo anteriormente atuado como Assessora de Processo Legislativo do Gabinete Compartilhado do Movimento Acredito, também no Senado Federal. Foi Chefe da Assessoria Parlamentar do Ministério da Educação entre 2016 e 2019 e Assessora Parlamentar da Subchefia de Assuntos Parlamentares da Presidência da República por duas vezes, entre 2012 e 2014 e em 2016. É Analista técnico-administrativa do Ministério da Justiça desde 2010. Foi servidora da Fundação Nacional da Saúde (FUNASA). É pesquisadora do Centro de Estudos Legislativos da Universidade Federal de Minas Gerais com enfoque no estudo das relações entre os poderes Executivo e Legislativo, além das especificidades do Presidencialismo de coalizão quanto aos poderes de agenda do Presidente.
Fabiano Angélico é bacharel em Comunicação Social (UFMG), mestre e doutorando em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração da FGV-SP, com pós-graduação em transparência e anticorrupção na Faculdade de Direito da Universidade do Chile. Foi responsável pela criação e estruturação inicial da Coordenadoria de Promoção da Integridade, uma das áreas estruturantes da Controladoria Geral do Município de São Paulo. Palestrante e consultor, com participação em eventos em 20 países, trabalhou ou trabalha em projetos de organizações como Banco Mundial, UNODC, PNUD, UNESCO, Global Integrity, World Wide Web Foundation, Governo Federal, Governo do Estado do Ceará, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong). Autor do livro "Lei de Acesso à Informação: Reforço ao Controle Democrático, obra de referência sobre a lei brasileira de acesso à informação pública, e um dos organizadores do livro "Novas Medidas contra a Corrupção", obra de 600 páginas construída colaborativamente com a participação de mais de 150 especialistas do Setor Pública, da Academia, do Setor Privado e da Sociedade Civil. Autor de capítulos de livros e artigos em periódicos brasileiros e internacionais sobre transparência, accountability e controle da corrupção.
Francisco Gaetani é Doutor em Administração Pública pela London School of Economics and Political Science (LSE) e Mestre em Administração Pública e Políticas Públicas também pela (LSE). Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) e formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua como professor licenciado da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Desempenhou cargos de Secretário-Executivo, Secretário-Executivo Adjunto e Secretário de Gestão do Ministério do Planejamento e foi Secretário-Executivo no Ministério do Meio Ambiente. Atuou como Diretor de Formação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e encerrou sua carreira no serviço público presidindo essa Escola. Atualmente é Professor no Mestrado Profissionalizante da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE/FGV) e consultor.
Gilberto Carvalho é um político brasileiro. Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná, fez uma especialização em Gerenciamento Público em instituições da Venezuela, México e Espanha. Foi Chefe de Gabinete da Presidência da República nos governos Lula e ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República no governo Dilma. É fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Foi Secretário da Comunicação (1997) e Secretário de Governo na Prefeitura de Santo André (2001). Foi presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi) entre 2015 e 2016.
Guilherme Almeida é graduado em Direito pela USP e possui mestrado em Administração Pública pela Columbia University. É membro da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério da Economia. É co-fundador e gerenciou por quatro anos o Laboratório de Inovação em Governo (GNova), unidade de inovação governamental da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) que utiliza técnicas de design e economia comportamental para a solução criativa de políticas públicas. É um dos curadores da coleção "Inovação da Prática", com métodos, práticas e casos de inovação no setor público, e co-autor/autor participante das seguintes obras: "Digital Government - Leveraging Innovation to Improve Public Sector Performance and Outcomes for Citizens" (Springer, 2017), "Direito para empreendedores" (Ed. Évora, 2016), "Marco Civil da Internet - Análise Jurídica Sob Uma Perspectiva Empresarial" (Quartier Latin, 2015), "O papel da pesquisa política legislativa" (Ministério da Justiça, 2013), "Direitos Autorais e Internet - Propostas legislativas para fomentar o desenvolvimento e o acesso ao conhecimento" (Ministério da Justiça, 2009), "Net neutrality and development: the case of Brazil" (Diplo Foundation, 2007), "Promoting e-commerce in developing countries" (Diplo Foundation, 2007), entre outras.
Joice Toyota é co-fundadora e Diretora Executiva do Vetor Brasil. Formada em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), tem MBA e mestrado em Educação pela Universidade de Stanford. Durante a graduação, foi Presidente da Federação de Empresas Juniores do Estado de São Paulo. Trabalhou em consultoria estratégica por 7 anos em setores como serviços financeiros, agribusiness, aviação e educação pública, nos estados do Amazonas e de Goiás. Também já trabalhou como Diretora da Secretaria de Educação de Goiás e no Teach For America nos Estados Unidos. Joice é Lemann Fellow, Education Pioneers Fellow, bolsista da Fundação Estudar e Person of the Year Fellow da Brazilian-American Chamber of Commerce.
Leany Lemos foi Secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão do Rio Grande do Sul, onde foi a primeira mulher a ocupar o cargo em mais de 50 anos de existência da pasta. Agora, como coordenadora do Comitê de Dados da Covid-19, mobiliza uma equipe de especialistas na concepção do Modelo de Distanciamento Controlado, que definiu protocolos para a retomada das atividades a partir de critérios que medem o avanço do novo coronavírus e a capacidade de atendimento dos serviços de saúde. Ao deixar o Planejamento, Leany Lemos foi indicada pelo governador Eduardo Leite para ocupar a presidência do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul). Será também a primeira mulher a ocupar o posto. Mestre em Ciência Política (1998) e doutora em Estudos Comparativos das Américas (2005) pela Universidade de Brasília (UnB), tem pós-doutorado no programa Oxford-Princeton Global Leaders (2009-2011). Recebeu o prêmio Alacip de melhor tese de doutorado em Ciência Política da América Latina, biênio 2004-2005, e Menção Honrosa do Prêmio Capes de Teses, 2005. Nascida em Brasília, foi pesquisadora colaboradora plena do Instituto de Política/UnB de 2008 a 2013, e secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão do Distrito Federal entre 2015 e 2018. É servidora de carreira do Senado desde 1993 e professora do mestrado em Gestão Pública no Instituto de Direito Público (IDP) desde 2017.
Luiz Alberto dos Santos é Doutor em Ciências Sociais - Estudos Comparados (2008) e Mestre em Administração (1996) pela Universidade de Brasília. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Escola Nacional de Administração Pública (1990) e em Teoria e Operação de Economias Modernas pela George Washington University (2000), é graduado em Direito pela UFRGS (1989) e em Comunicação Social pela PUCRS (1983) e Universidade de Brasília (2006). Desde 2002, é Consultor Legislativo do Senado Federal para a área de Administração Pública. Foi Assessor Especial do Líder do Governo no Congresso Nacional (2014-2016) e Subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil da Presidência da República (2003-2014). Foi coordenador do Comitê Gestor do Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para Gestão em Regulação (PRO-REG) (2007-2014), membro titular do Conselho Nacional de Previdência Complementar de 2011 a 2014 e membro titular do Conselho Nacional de Transparência e Combate à Corrupção (2007 a 2014). Integrou, de 1990 a 2002, a Carreira de Gestores Governamentais do Governo Federal. É Consultor e colaborador do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) e sócio da Diálogo Institucional Assessoria e Análise de Políticas Públicas. É Professor de Políticas Públicas da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas. Publicou, em 1997, “Reforma Administrativa no Contexto da Democracia” (DIAP/ARKO Advice Editorial) e, em 2000, "Agencificação, Publicização, Contratualização e Controle Social - possibilidades no âmbito da reforma do aparelho do Estado" (DIAP). Em 2017, publicou “A Reforma da Previdência do Governo Temer e o Desmonte da Previdência Pública no Brasil” (DIAP).
Luís Henrique Fanan foi Ouvidor-Geral da União, é Graduado e Mestre em Serviço Social pela UNESP. É Co-autor do Manual de Sobrevivência do Administrador Público – 10 passos para a excelência da sua gestão, Trevisan Editora, e autor do livro Polaridades, Artêra Editorial. Exerceu suas atividades na iniciativa privada e mais de 25 anos no serviço público municipal, distrital e federal, onde ocupou cargos diretivos e coordenando equipes de alto desempenho em gestão e implantação de políticas sociais, públicas e governamentais, sendo a última atuação como Ouvidor-Geral da União. Atualmente aposentado, exerce atividades voluntárias junto ao Espaço Ternura – Centro de Restauração da Vida Natural e no CAMINHO – Equilíbrio da Energia Humana, com atuação em terapias integradas, meditação, constelações sistêmicas familiares e organizacionais, dentre outras.
Roberta Codignoto é Consultora de Compliance, Palestrante e Professora com mais de 20 anos de experiência, com extensa experiência internacional na STAPLES Inc. Eleita entre os 5 consultores de compliance mais admirados do Brasil no 2° Anuário Compliance ON TOP, ocupa a posição "top 3" no ranking dos Advogados Mais Admirados do Brasil na área de Compliance, na publicação Análise 2019 Advocacia 500. Pelo 2° ano consecutivo, foi reconhecida entre os Executivos Jurídicos Mais Admirados do Brasil pela publicação anuário Análise Executivos Jurídicos e Financeiros. Especialista em Negociação pela Harvard Law School e em Compliance pelo INSPER, é Pós-Graduanda em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (PGV), Pós-Graduada em Administração Jurídica pela Escola Paulista de Direito (EPD) e Graduada em Direito pela Universidade Ibirapuera. É Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Integridade Pública (IBIP) e treinadora voluntária da Alliance for Integrity (Afin), iniciativa que engloba empresas nacionais, multinacionais e organizações internacionais.
Rodrigo Fontenelle é Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU e Controlador-Geral do Estado de Minas Gerais. É Presidente do Conselho Fiscal do BDMG e Coordenador-Executivo da Rede de Controle e Combate à Corrupção do Estado de Minas Gerais (ARCCO). Foi chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério do Planejamento entre 2016 e 2018, responsável pela implantação do Programa de Integridade e Gestão de Riscos. É Mestre em Contabilidade (UnB), Pós-graduado em Finanças (Ibmec) e Auditoria Financeira (UnB/TCU) e Bacharel em Ciências Econômicas pela UFMG. É professor da Fundação Dom Cabral, da FGV e também atua como instrutor na ENAP. É autor dos livros Implementando a Gestão de Riscos no Setor Público (Ed. Fórum) e Auditoria Privada e Governamental (Ed. Impetus, 4ª edição) e possui quatro certificações internacionais: Certified Government Auditing Professional –CGAP, Certified Internal Auditor – CIA, Certification in Control Self-Assessment – CCSA e CRMA - Certification in Risk Management Assurance, todas emitidas pelo The Institute of Internal Auditors (IIA).
Virgílio Almeida é graduado em Engenharia Elétrica na UFMG, possui mestrado em Ciência da Computação na PUC-Rio de Janeiro e doutorado em computação na Universidade de Vanderbilt nos EUA. Trabalhou como engenheiro de sistemas na Petrobrás e Cemig. É professor emérito do Departamento de Ciência da Computação da UFMG e pesquisador 1A do CNPq. É membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS) e da Academia Nacional de Engenharia (ANE). Foi chefe do Departamento de Ciência de Computação da UFMG e é Professor Associado ao Berkman Klein Center, na Universidade de Harvard. Foi professor visitante na Escola de Engenharia na Universidade de Harvard, onde ocupou a Cátedra CAPES-HARVARD (2016-2017). Foi Secretário Nacional de Políticas de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (2011-2015). Criou um programa nacional de estímulo ao desenvolvimento da indústria de software no Brasil e o Programa Startup Brasil, para expandir os empreendimentos de startups na área de tecnologia. Foi coordenador do Comitê Gestor da Internet no Brasil e responsável pela conferência Netmundial, que em 2014 discutiu as novas bases globais da governança da Internet e onde foi sancionada a Lei do Marco Civil da Internet.
Helena Vieira é pesquisadora, transfeminista e escritora. Estudou Gestão de Políticas Públicas na USP. Foi colunista da Revista Fórum e contribuiu com diversos meios de comunicação como o Huffpost Brasil, Revista Galileu (matéria de capa sobre transexualidade), Cadernos Globo (Corpo: Artigo Indefinido), Revista Cult e Blog "Agora É que São Elas" da Folha de São Paulo.
Foi consultora na novela "A Força do Querer", da Rede Globo. Recentemente, foi co-autora dos livros "História do Movimento LGBT", organizado por Renan Quinalha e James Green, "Explosão Feminista", organizado por Heloísa Buarque de Holanda, "Tem Saída? Ensaios Críticos sobre o Brasil", organizado por Rosana Pinheiro Machado e "Ninguém Solta a Mão de Ninguém: Um manifesto de resistência", da editora Clarabóia.
Dramaturga, fez parte do projeto premiado pela Focus Foundation na categoria Artes Cênicas "Brazil Diversity", em Londres, com a peça "Ofélia, the fat transexual". Desenvolveu junto ao Laboratório de Criação do Porto Iracema das Artes, pesquisa dramatúrgica intitulada "Onde estavam as travestis durante a Ditadura?".
Silvia Souza é advogada, graduada em Direito pela Universidade Paulista, Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Faculdade Damásio de Jesus, e pós-graduada em Direitos Humanos, Diversidades e Violências pela UFABC.
É assessora jurídica/legislativa na Câmara Legislativa do Distrito Federal e coordenadora adjunta do Departamento de Assuntos Antidiscriminatório do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM). Foi assessora de advocacy e
advogada da Conectas Direitos Humanos em 2018 e 2019.
Lilian Claessen de Miranda Brandão é graduada em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), é mestre em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialista em Direito Tributário e Finanças pelo Instituto Brasiliense de
Direito Público (IDP).
Atualmente é Chefe de Gabinete da Secretaria-Geral da Presidência da República. Tem experiência profissional de cerca de 11 anos, com vivência no setor privado e no setor público. Ocupou
cargos de direção e assessoramento nos Ministérios do Desenvolvimento Regional, da Justiça e da Segurança Pública, além da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União.
Advogada especialista em matérias de alta complexidade,
Lilian é autora de artigos e capítulos de livros publicados.